xx

ECONOMIA SOLIDÁRIA

  NOVAS REGRAS

ARTIGOS 2017

 

COOPERAÇÃO ECONÔMICA

Na doutrina econômica da cooperação o know-how faz ação global para gerar trabalho e divisas e reverter para organizar em cooperação econômica na área de atuação local/comunitário, evitando-se o exôdo profissional, o exôdo rural, o exôdo populacional em busca de empregos, motivo pelo qual a iempresa organiza o capital em cooperação econômica e atende as necessidades de baixo para cima, transformando todos em cooperadores/donos e ususários do capital.

 

Nesta cooperação o social organiza a econômia e o Estado em parceria com o movimento da cooperação, administram a oferta dos seus produtos, serviços e trabalhos, organizando os valores sociais em equilibrio com a procura, ampliando-os para gerar mais trabalho em seu mercado interno e/ou colaborar com a organização de outros mercados, em ação global ou melhor em outros países que adotaram esta doutrina como opção.

 

A maior cooperação que o movimento cooperativo pode oferecer aos seus cooperadores/donos tem sido muito pouco explorada, ou seja, a organização da informação pelo levantamento da base, ou melhor de baixo para cima, para organizar o econômico como o social.

 

Outra, seria a aquisição planificada pelo segmento, num planejamento estruturado entre todos os envolvidos, a fim de obter um preço menor, para organizar a autonomia e sustentabilidade do mercado socioeconômico; pois equilibra os custos em compartilha dos recursos humanos, materiais e econômico-financeiro, para maiores sobras e suprir todas as necessidades, os interesses e as reivindicações em seu modelo social, como, também, as compras em cooperação entre os segmentos, pois, com o computador, é viável esta implementação.

 

O modelo econômico equilibra a heterogeneidade econômica com a homogeneidade social e faz a organização social pela cooperação econômica entre os diferentes valores sociais, regulamenta o dumping para evitar de esmagar a concorrencia, de maneira que assim possam competir, mantendo justo preço, porem com novas regras de mercado. A doutrina econômica da cooperação é antagônica a neoliberal,, por usar o abuso do capital para reverter ao social. Dessa forma concorre como doutrina para competir como empresa, pois como é democrática e em cooperação se organiza de baixo para cima, representando-os, organizando o econômico para reverter para o social.

 

A doutrina econômica da cooperação por ser antagônica ante a doutrina econômica neoliberal, organiza o social no mercado interno e gera a autonomia econômica do País, gerando trabalho, enquanto a neoliberal organiza o mercado econômico de cima para baixo numa autentica ditadura do capital.